A primeira coisa que pensamos é que é preciso ter um valor considerável em dinheiro para comprar um imóvel. Na verdade, dinheiro é só um item dessa equação. Caso você disponha do valor total em dinheiro para comprar um imóvel à vista, ainda assim, existem critérios para que você possa fazer essa aquisição de forma segura. Em resumo, sendo à vista, é necessário ter recursos financeiros, certidões pessoais regulares, o imóvel e o proprietário não terem nenhum impedimento de documentos, financeiros, averbações, etc... para a transferência e um corretor de confiança ao seu lado.
Basicamente, documentos pessoais dos compradores, 3 últimos comprovantes de renda, Imposto de renda atual, carteira de trabalho e extrato do FGTS (se for utilizar o FGTS). No caso de compra à vista, bastam somente os documentos pessoais dos compradores.
Consegue sim. Desde que cumpra as mesmas exigências para um financiamento comum. O que difere é o tempo de financiamento, que será o resultado da diferença de 80 anos e seis meses, menos a sua idade. Por exemplo: você tem 65 anos e 2 meses, menos 80 anos e seis meses, o prazo para quitar o financiamento será de 15 anos e 4 meses. Na teoria, é assim que funciona, mas na prática, serão analisados os seus documentos, condições financeiras, A aquisição de seguro por morte ou invalidez permanente (MIP) poderá ser exigida na contratação dio financiamento. E isso é bom, porque, cobre sinistros sobre danos físicos ao imóvel e, poderá quitar parte ou o total do saldo devedor do financiamento. As certidões também serão analisados.
Há quem diga que sim. Porém, são investidores que já tem um imóvel próprio e, na hora de investir o seu dinheiro, em vez de comprarem novos imóveis, preferem investir na bolsa de valores e outras tansações. Se você não tem o seu imóvel próprio, mesmo que você não pague aluguel, por morar com a família, por exemplo, não existe lugar melhor do que aquele que é seu. Pagar as parcelas do seu financiamento é sempre melhor do que pagar as parcelas do financiamento de outra pessoa (o proprietário que comprou para investir e ganhar com aluguéis). Pense nisso ;)
Se você começar a planejar a compra do seu imóvel hoje, dependendo da sua renda e de quanto você tem para pagar a entrada, incluindo o saldo liberado do FGTS (ver regras para utilização), pode ser que você consiga antes do que você imagina.
Não tem FGTS, não tem dinheiro suficiente para a entrada ou a sua renda só é suficiente para um imóvel minha casa minha vida? Sem problemas! Comece de pouquinho, compre o que dá e depois vai fazendo novos negócios. Comece a planejar agora mesmo com a ajuda da sua corretora